1 de ago. de 2009

8/01/2009 07:09:00 PM

Netbooks esquentam disputa pelo mercado de computadores portáteis

Asustek aposta no sucesso da sua linha Eee PC para crescer.
Companhia de Taiwan quer se aproximar das líderes Acer e HP, em 2010.

Da Reuters

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Eee PC é popular modelo de netbook da Asus. (Foto: Divulgação)

Impulsionado pela chegada dos netbooks, o mercado de computadores portáteis vê crescer a disputa dos principais fabricantes pela liderança.

Atualmente a quinta maior fabricante de notebooks no mundo, a companhia de Taiwan Asustek pretende dobrar sua participação de mercado para se tornar a terceira do setor em 2011, chegando bem perto das concorrentes Acer e Hewlett-Packard (HP), que ocupam a primeira e segunda posições, respectivamente.

"Nossa fatia de mercado é de cerca de 5%, e teria que ser aproximadamente 10% para nos tornarmos a número três", afirmou o presidente-executivo da Asustek, Jerry Shen, à Reuters em entrevista na sede da fabricante, nesta terça-feira (26).

O presidente-executivo da Asustek, Jerry Shen, segura um teclado Asus Eee PC, durante entrevista em Taiwan. (Foto: Nicky Loh/Reuters)

Como estratégia para aumentar participação de mercado, a Asustek lança neste ano cinco modelos de laptop com o chip Consumer Ultra-low Voltage (CULV, na sigla em inglês), da Intel.

O primeiro netbook da marca foi lançado em 2007, mas a fabricante de Taiwan vem gradualmente perdendo fatia de mercado com a entrada de outras marcas no segmento, além de passar por um processo de reorganização interna após sofrer prejuízo no quarto trimestre do ano passado.

Shen, no entanto, fez uma projeção otimista para as perspectivas da companhia na China. "Nós não achamos que a Asustek possa assumir o primeiro lugar na China, mas se equiparar à atual segunda colocada [HP] deve ser possível no próximo ano no segmento de notebooks", acrescentou.

China

Segundo dados da empresa de pesquisa IDC, a Asustek e a Acer agora dividem a quinta posição na China em termos de participação de mercado. Ambas as companhias foram incluídas em uma lista de marcas aprovadas por um pacote de estímulo chinês que as permite vender computadores no país.

As duas rivais de Taiwan enfrentaram anteriormente dificuldades consideráveis na China, que é dominada por marcas nacionais como a Lenovo e a Founder.

Em contrapartida, a crescente popularidade da linha de netbooks Eee PC fez com que aumentassem as exportações da Asustek para os Estados Unidos. Já a demanda na Europa, que proporciona a maior parte da receita da companhia, está lenta, conforme os consumidores reduzem os gastos durante a crise econômica.

"Nos Estados Unidos, nós estamos embarcando mensalmente um número de computadores que costumávamos exportar anualmente", explicou Shen, que se tornou presidente-executivo da empresa no ano passado. "Mas na Europa não está crescendo nada."

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Fonte: G1

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