23 de mar. de 2013

3/23/2013 08:17:00 AM
Tudo começou com um cara chamado Thales de Mileto(624 ac até 523 ac)
Na época os gregos extraiam de um tipo de pinheiro uma seiva que após solidificada ficava com aparência de vidro os gregos a chamavam de elektron ou âmbar.
Thales de Mileto
Thales percebeu que quando esfregava um pouco de pele de cordeiro em um bastão de âmbar este atraía penas de aves e pedaços de palha que ficavam nele grudadas.

Em 1550 Girolano Cardano (1501 -1576) escreveu um livro em que discute as diferenças entre as forças magnéticas e elétricas.


Girolano Cardano

Em 1600 William Gilbert (1544 - 1603) explica em "De Magnete" que além do âmbar outros materiais quando atritados podem atrair outros corpos.
William Gilbert

Ele chamou essa força de elétrica  e atribuiu essa eletrificação a um fluido que depois de removido do corpo por fricção  deixava uma emanação.
Se trocarmos as palavras "fluído" por "carga" e "emanação" por "Campo elétrico" veremos que William estava próximo da verdade.
Otto Von Guericke

Em 1660 Otto Von Guericke(1602 - 1686) faz uma experiência fantástica para a época, ele era prefeito da cidade alemã de Magdeburg e inventou uma máquina que chamou de Elektrisiermaschine.
Consistia de uma esfera de enxofre que ele colocava à girar em alta velocidade nela encostava sua mão  coberta por uma luva e como resultado ela atraía esferas menores, Assim começou a ser percebida e estudada a eletrostática.

Em 1675 Robert Boyle(1627-1691) observa que as forças elétricas podem atuar no vácuo.
Thomas Newcomen


Em 1712 o ferreiro e mecânico inglês Thomas Newcomen tinha a missão de drenar a água de uma mina de carvão na Grã-Bretanha , nascendo assim a primeira máquina à vapor do mundo.Não só isso , estava também nascendo todo um conceito de energia.

Luigi Galvani

No Séc.XVIII o italiano Luigi Aloisio Galvani(1737 -1798) descobre em seres vivos uma chamado " fluido de energia" que chama-se bioeletricidade.
Charles François de Cisternay Du Fay

Em 1733 o químico Frances Charles François de Cisternay Du Fay (1698 - 1739) publica obra onde fala de dois tipos de eletricidade que ele chamou de "vítrea " e "resinosa" que mais tarde ficariam conhecidos como positivo e negativo. Ele percebeu a diferença entre condutores e isolantes que chamava de "elétrica" e "não elétricas",ele também observou que cargas opostas se atraem e cargas iguais se repelem.




Em 1750 Benjamim Franklin(1706 - 1790) prova a descarga atmosférica com uma pipa.
Em 1752 Benjamin Franklin inventa o pára-raios.
Franklin e a  experiência da pipa.
Em 1775 , o inglês Henry Cavedish (1731 - 1810) faz várias descobertas mas não as publica.

Henry Cavedish

  Utilizando um aperfeiçoamento da balança de torção de Henry Cavedish, o físico francês Charles Augustin de  Coulomb(1736-1806) conseguiu estabelecer a relação entre força elétrica, quantidade de carga e distância.
Charles Augustin de  Coulomb

  
Em 1800 o Conde Alessandro Volta(1745 -1827) , físico italiano, faz a pilha com discos de cobre e zinco intercalados separados por um feltro embebido em ácido.

Alessandro Volta

Pilha de Alessandro Volta

Em 1801 Johann Wilhelm Ritter(1776-1810) descobre os raios ultra violeta após experiências com cloreto de prata.


 
Em 1820 André-Marie Ampére(1775-1836) demonstra a relação entre as correntes paralelas.


André-Marie Ampére

O cientista inglês John Dalton (1766-1844) formulou uma séries de hipóteses sobre a constituição atômica que ajudou muito para a visão da física e química que temos hoje.Para Dalton o átomo não podia ser destruído. Ele concluiu que toda matéria é composta de átomos e que átomos do mesmo material são iguais entre si.
John Dalton



Entre 1825 e 1827 George Simom Ohm , um físico e matemático alemão percebeu que a intensidade da corrente elétrica diminua ao aumentar o comprimento do condutor e aumentava com o aumento da seção, estava nascendo a Lei de Ohm.


Em 1763 James Watt foi chamado para consertar um máquina de Newscomen pertencente à Universidade de Glasgow e fez ao perceber o extremo aquecimento do equipamento fez uma modificação inserindo nela uma câmara de condensação.A unidade de potência elétrica é um homenagem ao seu nome.
James Watt
Em 1843 James Prescott Joule publicou um trabalho mostrando os efeitos do calor que ele tinha quantificado em 1841 com suas experiências de geração de calor em um meio condutor.Joule é uma unidade para medir trabalho e calor. Um Joule é a energia necessária para mover uma carga de um Coulomb por uma tensão de um Volt.

James Prescott Joule
Em 21 de abril de 1921 ,Hans Christian Ørsted(1777-1851) um físico Dinamarquês percebeu algo incrível, aproximando uma bússola de um fio condutor o movimento da agulha era afetado pelo campo magnético ao redor do fio, mas ele foi além , ele também notou que quando aproximava a bússola por cima a agulha se deslocava em um sentido e quando aproximava por baixo em outro sentido.Ora isso só seria possível se o campo magnético fosse girante mas essa teoria não foi bem aceita no primeiro instante.

 Um ano depois de Hans Christian Ørsted , Michael Faraday(1791-1867) fez uma experiência que ia mudar o mundo para sempre, ele provou que o campo magnético ao redor de um condutor é girante e isso possibilitou o que viria a ser a teoria do motor elétrico.Michael Faraday descobriu que o magnetismo pode afetar a luz.Em 1931 Faraday descobriu a indução eletromagnética, o princípio do gerador elétrico e do transformador.Sua contribução foi tão grande que não podemos resumi-la em poucas linhas.

 
Claro que aqui está tudo muito resumido , é só uma noção geral das maiores influências que possibilitaram o desenvolvimento de nossa tecnologia , mas certamente existem outros grandes nomes que não foram aqui citados , como Isaac Newton cuja contribuição foi indispensável para o desenvolvimento da ciência, , James Clerk Maxwell que em 1873 publica o Tratado sobre eletricidade e magnetismo, Zénobe Gramme , Thomas Edison, Nikola Tesla, Joseph Thomson entre muitos outros que serão estudados com mais detalhes.

0 comentários: