Está em exposição em Londres na Royal Collection, no Palácio de Buckingham,uma série de desenhos de Leonardo da Vinci realizados entre 1485 e 1513.
O curador da exposição, Martin Clayton comenta,“Os desenhos de Leonardo estão entre as melhores representações do corpo humano já criadas. Se tivesse publicado seu trabalho, ele seria conhecido como um dos grandes cientistas da história”
“Se esses estudos tivessem sido publicados na época em que foram feitos, eles teriam tirado o livro de Vesalius do mercado”
“Comparados às ilustrações de "Grays Anatomy" [livro clássico do estudo da anatomia], feitas no início do século 19, as ilustrações de Da Vinci transmitem mais vida e uma compreensão melhor do assunto"
Eu ia nomear este post como "Pra quem, gosta de ciências.", mas depois que ví os desenhos percebi que "Pra quem gosta de vida!" se encaixava melhor.
Os primeiros desenhos são até de uma vista simples , a cabeça parece apenas cortada ao meio e ele mostra um conceito aceito na época que dentro da cabeça haviam 3 câmaras onde se processava o raciocínio e a memória.
O desenho acima foi desenhada entre 1485 e 1490.
Posteriormente ele trabalhou com Marcoantonio Della Torre da Universidade de Pádua onde teve oportunidade de dissecar vários corpos e aprender por si mesmo a anatomia humana.
Nesta época seus desenhos evoluíram muito , chegando a um realismo absurdo.
Da Vinci inaugurou a "Vista Explodida" , desenhos com cortes transversais e perspetivas impensáveis para a época.
Vale a pena conferir os desenhos:
Esta última representa a cabeça de Judas e não pertence a série de desenhos anatômicos, mas é da mesma exposição , o interessante que no site da Royal Collection você consegue dar zoom nas fotos e pegar apenas detalhes.
O site ciência hoje também disponibilza algumas imagens com explicações em português.
0 comentários:
Postar um comentário